By Paulinha ♥

Detalhes e dicas para deixar nossa casa mais aconchegante!


Olá pessoal!

A pedido de uma leitora, seguem algumas dicas para deixarmos nossa casa mais aconchegante, para nosso deleite e para recebermos nossos amigos. 

Ambientes cleans e com cores modernas ajudam, mas sem exagerarmos para não perdermos nossa identidade, pois a intenção é dar um charme todo especial com pequenas mudanças.

É uma delícia, eu diria até uma terapia, transformarmos nossa casa em um ambiente aconchegante, feito para relaxar e curtir cada pedacinho que nós mesmas modificamos. 

Com um pouco de boa vontade e criatividade podemos fazer algumas mudanças.Não precisamos seguir os modismos de decoração,  que as vezes são caros. 
A nossa casa deve ter a nossa cara, expressar quem somos, nosso estilo de fato e não o que a moda dita, ela pode sim nos servir, mas apenas de inspiração!

Para começar precisamos ter em mente que ambientes cleans e organizados, são muito mais aconchegantes, já que este é o nosso objetivo.
Um erro clássico é encher a casa com muitos objetos de decoração. As visitas ficam com medo de se movimetar pois podem quebrar algo e isto é meio constrangedor. Enfeites em demasia poluem o ambiente e atraem pó.

O correto é deixarmos apenas alguns enfeites, guardarmos os excessos bem embalados em caixas decoradas ou de sapatos.Para facilitarmos o acesso, podemos colocar uma etiqueta identificando o que há na caixa e a cada dois ou três meses trocarmos; assim teremos sempre a sensação de novidade.

Porta retratos de paredes com nossos momentos de lazer e ou de férias alegram o ambiente e demostram nosso estilo de vida, contam nossa história e enfeitam. Mas se exagerarmos nas quantidades perde a função.
Neste caso, cabe também a regra acima, trocar as fotos de vez enquando é muito bom.

Outro truque bacana é trocarmos a cor das paredes, renovando os ambientes. As cores são o reflexo da nossa alma e tem efeito terapêutico. Cores verde e azul claro,por exemplo, funcionam como um "tranquilizante" e dão uma sensação de mais aconchego.Podemos usá-las  em uma única parede, ou criar um degrade da cor nas demais paredes, fica bonito, aconchegante. Estas cores e suas variantes ficam muito bem no banheiro, na área externa e nas salas.Nos quartos poderemos ousar mais e pintarmos com um tom um pouco mais brilhante.

Mas se quisermos um ambiente mais quente, teremos que optar, pelos tons do vermelho e do laranja que são ideais para criar ambientes alegres, modernos.
Porém neste caso, escolhemos uma parede apenas e pintamos com o tom quente da nossa preferência, as demais  paredes devem ser brancas, ou  tons bem clarinhos.
As cores mais quentes são lindas, mas é preciso que tenhamos cuidado para não exagerarmos, se usarmos cores  quentes em mais de uma parede no mesmo ambiente enjoaremos rapidinho...
É nos detalhes que está o charme,no que tange a decoração,"menos é mais".Sem exageros, tudo fica mais clean e muito mais bonito, elegante e menos poluído!


A seguir na parte II falaremos mais sobre cores...

As cores,segundo o Feng Shui, é o principal instrumento na busca de equilíbrio e harmonia de um ambiente. Cada cor é relacionada a um dos cinco elementos do Feng Shui (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) e proporciona sentimentos e emoções diferentes.
Yin é o lado negativo de cor preta e o Yang é o positivo.
Conhecendo as características das cores poderemos aplicá-las corretamente, as cores podem ter tanto significados positivos quanto negativos, dependendo de sua intensidade, local e forma de aplicação no ambiente.













Vermelho: é relacionado ao elemento fogo, ao verão. É a cor do sangue e por isso também está relacionado à vida e à força e energia vital máxima. Esta é uma cor Yang e por isso, o ideal é que seja utilizada em ambientes que tenham como objetivo a interação entre pessoas como as salas.

Não é recomendado o uso de vermelho:
No banheiro: Além deste ser um local Yin por natureza, é ligado ao elemento água.
Na cozinha: este ambiente já é muito Yang, a colocação da cor vermelha pode causar desequilíbrios.
Nos quartos: o objetivo deste local é promover tranquilidade e repouso, por isso o ideal é o uso de cores suaves.


Amarelo: Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang. O amarelo representa a luz do Sol e o brilho do ouro.



Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação.
A cor amarela, assim como a vermelha, deve ser utilizada em ambientes Yang como na sala. Também devemos evitar seu uso em banheiros e quartos. Já na cozinha o amarelo pode ser utilizado em detalhes ou em uma das paredes.



Laranja: A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang e segue as recomendações feitas para o uso da cor amarela.
A diferença é que o laranja, com o devido cuidado, pode ser aplicado nos quartos, principalmente de adultos e de preferência na parede atrás da cama.

Azul: A cor azul está relacionada ao elemento água e nos remete a natureza, seja no céu ou no mar. O azul, quando usado de forma regrada, nos proporciona tranquilidade, porém, usado em demasia pode favorecer a introspecção e isolamento. Deve-se usar o azul em ambientes que visem descanso e tranquilidade,
como quartos.

De forma geral, não é recomendado usar azul em:


Salas de estar, de TV e de jantar: a cor azul é Yin e não propicia ou facilita a comunicação e a interação entre pessoas, por isso não é recomendado o seu uso em ambiente Yang, como os citados...

Cozinha: este ambiente é Yang e relacionado ao elemento fogo, assim o uso de azul pode significar a redução do "fogo", ou seja, a diminuição da energia vital do ambiente, da casa e de seus moradores.

Verde: O verde é ligado ao elemento madeira e à primavera. Representam o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde.



A cor verde pode ser utilizada com bastante liberdade em todos os ambientes da casa, independente de sua função. Neste caso, deve-se apenas tomar cuidado para colocar tons suaves de verde nos ambientes como quarto e cozinha, podendo nas salas utilizar tons mais brilhantes.
É relacionada ao elemento metal e nos remete a pureza, limpeza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades, assim como uma tela em branco que espera ser pintada.


Branco: A cor branca pode ser utilizada com total liberdade em toda a casa, tanto externamente como nos ambientes internos. Essa é a cor escolhida pela maioria das pessoas tanto para ambientes residenciais como profissionais.
O único detalhe que deve ser observado é a procura pela utilização da cor branca sem brilho em ambientes Yin (quarto, banheiro, etc.) e com brilho em ambientes Yang (salas).


Preto: A cor preta relaciona-se ao elemento água e é o símbolo do máximo Yin. Por isso mesmo, seu uso em paredes não é recomendado para ambientes internos e para mim nem nos externos...

Espero que gostem das dicas, oportunamente postarei mais sobre este tema, afinal quem não quer ter uma casa moderna e aconchegante gastando pouco?


Bjs ;)



Abraço
Carla ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Deixe seu recado, vou adorar ler.
Se quiser falar comigo de forma particular, me mande um e-mail:
crussopoa@hotmail.com
Abarço,
Carla ;)